quinta-feira, 26 de julho de 2012



ADORAR COM DANÇAS
Dança é uma forma de expressão corporal usada de várias formas em várias culturas. Até aí tudo bem, nenhuma novidade. Mas o que quer dizer adorar com danças? Existe fundamento bíblico para isso? Porque dançamos?

A dança está sim presente na Bíblia:
Êxodo 15:20 - "Então Miriam, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças."
A dança de Miriam, foi uma dança de gratidão a Deus, após a travessia do mar vermelho. Miriam estava alegre e grata ao Senhor por ter tirado o seu povo da escravidão no Egito.
 II Samuel 6:14-16 “...e vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante doSenhor...” este é um dos exemplos mais conhecidos de Adoração a Deus com Danças. Quando a Arca da Aliança estava voltando para a nação de Israel, a Palavra diz que Davi dançava com todas as suas forças, implicando que devemos dar o nosso melhor para Deus em qualquer situação, e a que Davi estava passando era de extrema alegria com o retorno da Arca para as mãos do povo hebreu.

A dança como forma de adoração é uma tradição hebraica e era parte integrante das celebrações dos israelitas antigos. A raiz freqüentemente usada para a palavra " dança" no Antigo Testamento é "hul" que se refere ao redemoinho da dança e implica movimento altamente ativo.

Salmos 150:4 “Louvai-o com adufes e danças, louvai-o com instrumentos de corda e com flautas”
Então amados, a dança pode existir sim no meio do povo de Deus. A Bíblia não é contra essa expressão de louvor, ao contrário, ela nos encoraja, como vemos no Sl. 150:4.  Agora, é claro, usemos de bom senso que o tipo de dança praticada na Igreja deve ser uma dança santificada. O nosso objetivo é primeiramente adorar a Deus com todo nosso ser, ganharmos almas para Seu Reino e que através de nós, da nossa vida, as pessoas vejam a "Essência que é Jesus cristo" manifesto em nosso ser.
Fiquem na Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário